skip to Main Content
(41) 992888202 | contato@osteokids.com.br

A arte de “doular”

“Durante o meu trabalho de parto ela estava ali me dando todo o apoio, fazendo a contagem das contrações. Isso me deixou mais tranquila”, revela Caroline Lima Ramalho Casagrande, mãe do José Luiz, de quatro meses e meio.
O pequeno nasceu por meio de uma cesárea no dia 23 de fevereiro de 2018 no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. “Desde o início da minha gestação, a ideia era ter parto natural, mas como tive algumas complicações tive que recorrer à cirurgia”, conta Caroline.

Assim como ela, muitas mulheres sonham em conseguir o parto normal, mas a maioria teme sentir dores insuportáveis e passar por este momento sem o apoio necessário. Esta é a principal função das doulas: dar suporte físico e emocional à gestante durante o período de gravidez, parto e período pós- parto. De origem grega, a palavra doula significa “mulher que serve”, devido ao seu papel de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nestes momentos.

No trabalho de parto, a profissional ajuda a mulher a encontrar as posições mais favoráveis durante as contrações, faz massagens e compressas para aliviar a dor, ajuda o parceiro a se envolver e participar ativamente do parto e informa o casal sobre todos os procedimentos que estão sendo realizados. “Além de nos tranquilizar, ela nos orientou em relação aos nossos direitos em relação aos procedimentos determinados pelo médico, se poderíamos concordar ou não”, comenta o pai André Amorim.

O trabalho da doula começa antes do dia do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a gestante e informá-la sobre etapas do trabalho de parto, preparação do períneo e elaboração do plano de parto. Além disso, continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência do parto.

Caroline e André tiveram três encontros com a doula durante a gravidez e dois após o parto. “Durante nossas reuniões, ela nos passava todas as informações e nos preparou para o parto. Esse é o grande diferencial do trabalho da doula, ela dá todo apoio físico e emocional que os pais precisam neste momento”, avalia Caroline.

Grupo Doula Curitiba

Com o objetivo de melhorar a situação das doulas em Curitiba, para dar todo esse suporte físico e emocional aos pais, cinco doulas profissionais se uniram e criaram o Grupo Doula Curitiba há oito anos. “O nosso propósito era dar a oportunidade às mulheres de terem o acompanhamento do nosso trabalho nos partos hospitalares, em promover e divulgar o nosso papel no acompanhamento perinatal e oferecer informação atualizada”, destaca a psicóloga Katya Bleninger, uma das fundadoras do grupo e trabalha há oito anos como doula na capital paranaense.

Atualmente, além dela, as doulas Cristina Trevisol e Talia Gevaerd coordenam o grupo, que divulga o trabalho dessa profissional, oferece acompanhamento da mulher na gestação, parto e pós-parto, assim como atividades para gestantes, casais, mães, pais e bebês, como rodas de conversa, cursos, workshops, entre outros. Mais informações, acesse: www.doulacuritiba.com.br

Vantagens da presença da doula

A atuação da doula durante o parto é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudo publicado pelos autores americanos Phyllis Klaus e Jhon Kennel, em 1993, mostra que a presença delas ajuda a diminuir em 50% os índices de cesáreas, 25% a duração do trabalho de parto, 60% os pedidos de analgesia peridural, 30% o uso de analgesia peridural, 40% o uso de ocitocina e 40% o uso de fórceps. O apoio profissional recebido durante o trabalho de parto e pós-parto aumenta as sensações de bem-estar da mãe e que esta ajuda combate a depressão pós-parto.

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto. Aumento no sucesso da amamentação, interação satisfatória entre mãe e bebê, satisfação com a experiência do parto, redução da incidência de depressão pós-parto e diminuição nos estados de ansiedade e baixa autoestima, estão entre os benefícios da presença da doula.

Osteopatia Pediátrica

No último dia 23 de junho, o Osteopata Pediátrico Dr. Mauro Gemelli participou de uma roda de conversa na sede do grupo Doula Curitiba. Durante o evento, ele deu uma verdadeira aula sobre Osteopatia Pediátrica a pais, mães, gestantes, psicólogas e enfermeiras. “A interação entre esses profissionais da saúde é fundamental para dar suporte aos pais”, destacou.

Na ocasião, ele apresentou os benefícios da Osteopatia no tratamento de refluxo, cólica, torcicolo, assimetria da cabecinha, escoliose congênita, distúrbios de deglutição, da amamentação e do sono, chicote cervical, entre outros.
“O Dr. Mauro deixou bem claro o que é a Osteopatia e como ela pode prevenir e tratar uma série de disfunções. Quando o meu bebê nascer certamente o levarei ao Osteopata”, declarou a futura mamãe Vanessa Andrade, 40 anos, que participou da roda de conversa.

Quando se trata do papel da doula, Gemelli destaca: “ O trabalho dela é extremamente importante porque vai informar e educar o casal sobre o processo fisiológico da gravidez e do parto. Além disso, estimular o parto a acontecer de maneira mais natural possível. Vale lembrar que uma pessoa informada sente menos medo, tem menos reação de pânico e maior facilidade de autocontrole. A doula é essencial desde o início da gestação até o pós-parto, algo que deve ser recomendado, ser incluso em programas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios médicos.”

Dr. Mauro Gemelli durante a roda de conversa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top